Vitória terá PPP para rede de iluminação pública

22 de Jan de 2015

Categoria Administrativo

Após ter recebido uma manifestação de interesse da multinacional americana GE, o município de Vitória vai recorrer ao setor privado para terceirizar a gestão do sistema de iluminação pública.

A capital capixaba é mais uma cidade, depois de São Paulo, a lançar um projeto de PPP (parceria público-privada) para substituir as luminárias por modelos mais modernos, de tecnologia LED.

A prefeitura abriu um prazo para que outras companhias apresentem estudos –ainda não há uma projeção do valor que será investido pelo parceiro privado.

"Vai depender do modelo que será adotado, após análises dos projetos que vamos receber", diz André Gomyde, presidente da CDV (Companhia de Desenvolvimento de Vitória), empresa que é controlada pelo município.

Um ponto diferente em relação ao projeto de São Paulo é que o grupo vencedor terá de criar um sistema de internet sem fio gratuita para atender os bairros da capital.

Além de disputar os contratos em Vitória e São Paulo, a GE avalia a participação em projetos de outros municípios. "Acreditamos que esse modelo de negócio poderá se tornar um padrão", diz Sergio Binda, da GE Lighting.

A empresa estuda ter uma fábrica de luminárias LED no Brasil, caso conquiste as PPPs. Hoje, os produtos são importados de Estados Unidos, México e Hungria.

Em São Paulo, o projeto prevê a troca de 580 mil lâmpadas, com um aporte de R$ 2 bilhões.

Fonte: Folha de São Paulo - 21/01/2015